Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Odontopediatra dentista infantil

 

O que é Odontopediatria?

odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês e crianças. Hoje sabemos que o a maioria das pessoas têm medo de enfrentar a cadeira do dentista devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

É com seis meses de vida que começam a aparecer os primeiros dentinhos do bebê, e costuma ser a fase mais difícil para os pais, e é também nesse momento que deve acontecer a primeira ida ao consultório odontológico.

O ideal é que a primeira consulta ocorra junto com o nascimento do primeiro dentinho, assim os pais poderão ser orientados da melhor maneira no acompanhamento dos próximos dentes, quais os cuidados e condutas, prevendo assim cáries no futuro.

Outra vantagem de começar os cuidados cedinho é que a criança vai acostumando com o ambiente, com os profissionais e com os procedimentos. Se na primeira consulta a criança já apresenta uma cárie, ela terá que ser submetida à anestesia para fazer a obturação. Muitas vezes, a visita é tão tardia que a criança precisa tratar o canal ou até mesmo extrair o dente.

Por que é importante levar as crianças ao Odontopediatra?

São especialistas no atendimento ao público infantil e também de gestantes, que durante a gravidez recebe orientação sobre os cuidados que deve ter a partir do nascimento.

O tratamento para crianças exige um cuidado especial, os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

Quais são os procedimentos efetuados por um odontopediatra?

– Orientação da gestante e conscientização dos cuidados com a saúde bucal do bebê;

– Monitoramento dos primeiros dentinhos da criança;
– Acompanhamento da queda dos dentes de leite e nascimento dos dentes definitivos;

– Controle e prevenção de problemas bucais infantis, como restaurações em dentes cariados, aplicações de flúor e de selante, etc.

 

O não acompanhamento e cuidado na higiene infantil leva a transtornos

– Nascimento de dentes sobrepostos aos de leite (encavalados);

– Cárie devido a má higienização, como a famosa cárie de mamadeira;

– Problemas de convívio social da criança provocada pelo nascimento errôneo dos dentes, como mordida cruzada, dentes apinhados, etc.

 

Previna e trate com carinho, agende sua consulta! 11 3749-1392

Artigos relacionados

Av. Giovanni Gronchi, 6195 - Sala 301

Vila Andrade - São Paulo - SP - CEP 05724-003

contato@clinicaprimemorumbi.com.br / 11 3749-1392

© 2017 Clínica Prime Morumbi. All Rights Reserved.